domingo, 31 de outubro de 2010

Porque sou apaixonada por palavras?

Os livros me ensinaram muito do que sei, muitos deles são fatos não reais, boas, muito boas verdades inventadas, que somaram as minhas experiências, as minhas opiniões, os meus sonhos. Muito do que sou são palavras perdidas que podem pra muitos não ter nexo, mas para tantos outros grande sentido, sou uma apaixonada por livros, uma amante das palavras, e minha única doença é a síndrome do escrever-ler.

A magia que uma história pode fazer com uma pessoa é incontestavelmente a experiência mais estonteante para se vivenciar.
Desde a infância têm sido meu maior delírio me perder entre as histórias, que naquela época era contada pelos meus pais antes de dormir. Tudo me encantava me levava para outros lugares imagináveis. Talvez por isso me tornei tão sonhadora...culpa dos livros.

Ninguém me deu um livro de presente, ninguém me mandou ler alguma coisa em especial, ninguém me fez apaixonada por literatura, simplesmente cresceu em mim sonhos, desejos, vontades, sentimentos maiores que o mundo real pode proporcionar e somente nos livros eu consegui e ainda consigo suprir minhas necessidades mais profundas que nem todos podem entender.

Noites e dias em que eu não tive ninguém para repartir meus medos, minhas dúvidas, meus questionamentos, meus sonhos, meus sentimentos, eu reparti com um pedaço de papel, com algumas estrofes de poesia, com algumas linhas de um bom livro. Posso dizer que muitas dessas noites a solidão foi minha melhor amiga

Talvez para uma menina solitária como eu, que cresceu sem muitos amigos, que às vezes se sente tão só, tão mau compreendida, ler e escrever sejam a maior, a mais, a melhor coisa que se possa fazer.

Me completa, me aquece, me traz respostas, me torna grande poder contar com novos sentidos todos os dias, novos saberes, novas respostas que muitas vezes encontro num ou outro livro, mas em sua maioria, encontro dentro de mim, e só aqueles que encontram tempo para si sabe muito bem do que falo.
Ler é renascer o tempo todo em cada palavra,cada pontuação.Pode ser muito clichê tudo isso, mas para aqueles que se permitem um minuto para si, um minuto bem gasto com um bom livro de algum tema que lhe interesse, sai muito mais leve depois do descanso do corpo aliado ao preenchimento das lacunas do conhecimento, que se preenchem a cada uma ou outra página que se virá, ou a cada traço da caneta em suas mãos.

Tudo isso me completa e torço que complete muitas e muitas pessoas, e que elas encontre na literatura companhia, conhecimento e sabedoria para viver no mundo real com as facilidades, complexidades,aventuras, alegrias, e voltas por cima que uma boa escrita pode nos oferecer.

Clarice Lispector (minha diva), disse: Eu quero uma verdade inventada.

Eu digo: Vivo uma verdade inventada, que se completa em palavras escritas por outros punhos, mas às vezes se fragmentam na minha mão...

Viva a boa literatura, e a liberdade de expressão!

domingo, 24 de outubro de 2010

Eu me declaro sim e daí?

Outro dia me perguntaram:

- Géssica,você acha que é feio uma mulher se declarar no principio de um relacionamento, ou até mesmo antes de estar com a pessoa?

Eu pensei e pensei,já sabendo o que falar.Mas antes de responder, vou enrolar.

Um tempo atrás, eu achava feio e nada "auspicioso" ficar de melação, na minha concepção certas investidas poderiam enjoar a pessoa ou até afasta-la de mim.Uma amiga minha sempre me disse:

- Quando você namorar,não vá entregando o ouro de cara, ficar se declarando, SE PRESERVE para que não pensem que podem abusar dos seus sentimentos.

Por muito tempo fiz uso desse conselho,porém eu não gostei realmente de alguém até então.
O tempo passou, vivi e vi algumas coisas ao meu redor e cheguei a conclusão que respondeu a pergunta acima.

Será que dizer que gosta, que ama, que a pessoa é especial(sentindo realmente e não apenas dizendo por dizer) pra você é realmente entregar o ouro, se expor demais?

Foi meu questionamento a mim quando encontrei uma pessoa muito especial.
Nunca fui carinhosa,nunca fui de me expor sentimentalmente, nunca fui de ficar melando e acho que por isso nunca recebi carinho verdadeiro. Mas tudo muda quando alguém te faz ver um mundo mais amplo,além de um realismo besta, que sabemos que existe,mas que não pode ser o tempo todo nossa filosofia de vida.

Respondi:
- Bem, eu diria a você que não dissesse de cara sobre amor, sobre terem filhos juntos, sobre casamento então, nem fale..(risos) Mas seja sempre sincero com você,diga se realmente sente,porque não é vergonha dizer EU TE AMO,VOCÊ È IMPORTANTE PRA MIM, porém tenha uma coisa certa na sua cabeça, quando você se abrir não espere escutar as mesmas palavras, não espere que te entendam, não espere nada em troca,sinta-se completa só por poder falar antes que a oportunidade passe.Muitas pessoas se assustam com declarações de amor, algumas se afastam(quando não gostam da pessoa) outras (as que gostam) podem ficar sem saber como agir e estranhar um pouco, mas o que vale é não se reprimir por medo de estar sendo rapida demais,até porque acredito eu que cada um sabe o que sente, e assim como nasce amor depois de um tempo, nasce amor em um simples toque...Vai fundo Amiga!(risos)

Naquele momento, quando pensei o que responder, percebi que muitas vezes deixo de me declarar, não apenas pela pessoa que me conquista, mas pelas pessoas que gosto e que convivo..
é tempo perdido deixar o hoje passar e esperar uma simples data ou um pretexto pra abrir o coração,pois este dia pode nunca chegar.. amanhã pode ser tarde demais..

sábado, 16 de outubro de 2010

O que se resumi a Vida??

Viver, viver ( pausa para sofrer ), viver ( pausa para ser feliz ), morrer..

A vida se resumi em diversas coisas, e para cada ser humano será uma coisa diferente, com desafios diferentes, pessoas que nos causam sentimentos diferentes, experiências diferentes, objetivos diferentes..
O tempo todo as coisas estão em transformação, não só as coisas materiais mas também as abstratas.Hora pendemos para a positividade, hora para a negatividade, somos uma balança e devemos manter constante o equilíbrio entre as bandejas desta balança e ir aproveitando o máximo as coisas boas e sabendo lidar com as ruins, pois viver não é só felicidade.
Chego à minha terrena existência achar que a felicidade plena talvez não exista, mas devemos perceber que o que torna difícil o encontro com a felicidade nesta vida é o medo de arriscar, a insegurança de pagar pra ver, o querer ir alto demais sem antes passar por obstáculos, só reclamar de tudo e não fazer nada pra mudar a realidade.

Muitas vezes o que move nossa vida para um lado belo está ali ao alcance das mãos, mas para pegar devemos abdicar de algumas coisas, arriscar em outras, passar por cima de idéias previas, de conceitos tortos e pegar aquilo que desejamos. É tão simples ser feliz, mas a gente complica tudo.
Viver é estar em um ciclo de transformação constante onde a cada momento uma coisa termina e outra se inicia, por este motivo estamos em constante mutação, com mudanças bruscas de humor, de sentimentos, de novas idéias, novos desejos, ninguém será o mesmo e pensará sempre as mesmas coisas, tudo muda tudo se move neste ciclo.

A vida se resume em MUDANÇAS, ATITUDES, ISTABILIDADE, TRANSFORMAÇÃO...
Em um estante estamos em uma situação ruim, sentindo pra baixo, depressivo, inconstantes..mas uma atitude pode mudar tudo no ciclo chamado vida.

O que neste momento te faria feliz?
O que neste momento encheria seu coração de bons sentimentos, de desejos novos, de felicidade e alegria?
Quando se sabe o que se quer, sabe como consegui-lo.

Uma atitude trás mudanças, e por um momento pode haver uma instabilidade, um medo de saber se é aquilo, se vale a pena ir atrás, se vale a pena arriscar..mas depois que passa esse momento de indagação vêm a transformação, e tudo se modifica.
Se a mudança será boa ou ruim competirá a nós saber, querer transformar, não aceitar as fatalidades, não ter medo de se jogar pra cima é de suma importância para que haja mudança nas nossas vidas..

Eu sou um exemplo vivo, de um ser que sempre teve medo de mudanças, de se arriscar, de dizer o que me faz feliz..aos pouquinhos fui percebendo que as coisas não dependiam das pessoas, da vida e muito menos de Deus, a nossa felicidade depende somente da gente. Deixei passar pessoas que me foram importantes e não soube dar o valor merecido a elas, deixei de rir de piadas tão engraçadas por que estava triste com a vida, deixei de dizer palavras por medo de não ser compreendida, me fechei no meu ciclo e não deixei nada nem ninguém interferi na felicidade fajuta que criei no meu “ mundinho”..Mas estou aprendendo a correr atrás das coisas que quero pra mim, sem medo de me arrepender depois, sem medo de ser magoada, sem medo de enfrentar as dificuldades..Quem disse que viver é fácil, perfeitinho, e surreal?? Quem disser isso é algum maluco, mas quem é normal nessa vida..Viver pode ser belo!

Deus nosso pai tão amado, e que em toda sua glória e amor nos deu o livre arbítrio e a capacidade de reconhecer o mundo a nossa volta e o mundo no nosso interior, e saber assimilar nossas vontades, nos deu poder de transformação e renovação, pois ELE mais que ninguém, criador da nossa existência não nos mandou ao mundo pra sofrer, mas pra saber reconhecer as coisas boas, propagar o bem, encontrar a felicidade momentânea em todos os instantes, passando a ser constante, permitindo-nos a mudar nossos caminhos com um simples passo ou atitude..

Chego a conclusão, que Importante é não ficar estagnado nas dores e delicias de viver, mas se mover neste ciclo delicioso buscando sempre novos ou melhores sabores, tudo depende de nós é neste ponto que começam as mudanças....

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por que ?


Uma amiga veio até mim pedir ajuda, fazendo-me esta pergunta:

- Porque eu só me ferro? Porque nada dá certo pra mim?

Imaginem só,partiu o meu coração vê-la chorar e me questionar e não saber o que dizer.(Em certas horas é melhor se calar do que falar sem pensar)

Só pude segurar-lhe as mãos, às vezes ajuda não é?!

Mas o que me leva a compartilhar isso com vocês é que esse episódio me tocou profundamente, levando-me a pensar.

Eu já me fiz tantas vezes este questionamento..

- Por que comigo, por quê?

Depois passou e eu acabei esquecendo, porém, desta vez essa frase ficou martelando na minha cabeça por dias.Mas como tenho uma cabeça pensante cheguei a conclusão que muito se aplica a minha vida.

Sonhadora como sou traço metas, me jogo em situações, me dedico a pessoas, e vou vivendo minha vidinha, porém, sempre olhando pra cima onde quero chegar, com quem quero estar, o que quero ser..
Na real, não está certo.

Seria menos frustrante olhar pra baixo, ver o que tenho, as pessoas que estão ao meu lado, no que me tornei e onde consegui chegar com meu próprio esforço,mas eu sempre olho pra cima e esqueço de tudo que está embaixo. Fico frustrada como já deve estar imaginando.

Nem sempre os planos saem como a gente gostaria,nem sempre as pessoas nos oferecem tudo que desejamos delas,nem sempre à vida sorri no primeiro momento, é neste ponto que a gente sofre,chora,grita,pede ajuda e se questiona..”Porquê?”

Não que seja ruim olhar para cima, afinal de contas uma vida sem metas e sonhos não tem sentido, porém se cada vez que as coisas derem errado, começarem os questionamentos e também as lamúrias, se entregar aos devaneios e as vicissitudes, reclamar a vida, culpar DEUS e esquecer que temos tanto, mas tanto para agradecer, vai ficar difícil de sorrir, pois nada é perfeito e são normais algumas coisas não darem certo até porque a gente só aprende nas dificuldades, na alegria a gente se acomoda.

Mas essa é só a minha conclusão, cada um vai achar uma resposta ao se questionar a vida, mas de certo, se antes de achar que a vida acabou e que você é o maior pé frio,olhar para trás no seu passado, buscando tudo que já viveu,os momentos,as superações,o crescimento pessoal, verá que a vida é maior que qualquer tombo e que quem sabe agradecer vive mais leve e feliz.

“Obrigada meu Pai Celeste, por tudo que tenho, pelas pessoas as quais compartilho minhas derrotas e sorrisos, pelas minhas superações, pelos obstáculos que me obrigam a dar um passo mais alto, pelas dificuldades que me tiram a venda dos olhos, pela pessoa que me tornei e por todos os momentos felizes que tive depois de cada tempestade. Só tenho a agradecer! “

Nasci pelada e estou vestida, já estou no lucro!! =D

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O poder das palavras!




As palavras têm poderes. Se bem usadas, as palavras podem mudar vidas, trazendo o bem, a justiça e alegria, porém se mal empregadas, as palavras podem causar o mau, vindo carregadas de dores, tristezas e negativismo.

Nem todas as pessoas sabem empregar bem as palavras, acabam falando sem pensar e mesmo que não seja intencional, acaba por magoar as pessoas com palavras duras e pontiagudas.

Como humana que sou já falei muita coisa da qual hoje me arrependo, pois se tivesse refletido poderia usar o poder das palavras para fazer o bem, causar alegria, fazer alguém sorrir, mudar o dia de outra pessoa, porém, acontece de em um vacilo acabar magoando sem intenção.

Palavras duras fazem um grande estrago, criam situações chatas, fazem brotar o rancor e a raiva, destrói relações, mas palavras boas podem curar uma alma doente, acalmar um coração estraçalhado, fazer ressurgir esperança ou até mesmo alegrar o dia de alguém.

Uma palavra lançada não volta mais. É melhor ser cauteloso com a forma que usa as palavras.
Podemos fazer o bem e o mau, tudo depende do poder que tem quando fala!

Saiba usar o poder das palavras!