terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amor maduro


O amor é dos sentimentos o mais esperado, o motivo de muitos sonhos, a idealização de toda uma vida. Claro que muitas pessoas, os realistas, sabem bem que as coisas não são assim, não é feita de sonhos, de ideais, de desejos e de fantasias, entretanto, mesmo quem em todo seu senso realista, lá no fundinho do seu coração tem alguma esperança que toda essa “fantasia” de fato venha transbordar a sua vida.

E “Ele” chega! Não é sonho, não é fantasia, não é ilusão. Mas é óbvio que se a pessoa não acreditar e não estiver de coração aberto pra se arriscar a entregar todos seus medos, sua intimidade e seus sonhos a outra pessoa, que no primeiro momento é apenas um desconhecido aí meu caro(a) não vai rolar.

Tá bom! “Ele” chegou!

Ah o amor!!

Tudo fica mais colorido, a gente fica bobo, os dias ficam leves. Com o tempo esse amor pode não vingar, é triste, mas é o risco que se corre. Foi amor? Foi paixão? Mas foi bom enquanto durou!

Agora! O amor resistiu, amadureceu, se multiplicou. O amor deu frutos, ficou sólido, ficou adulto.

O amor maduro, não é tão bobo, não é tão inocente, não estremece tão facilmente, já não tem tanto medo de não “ser”.Esse amor já não se mata de ciúmes, porque aprendeu a camuflar, aprendeu a confiar, aprendeu a ter controle.Esse amor já sabe muito bem que se pisar na bola terá conseqüências, e tudo já construído pode vir abaixo e foi tão difícil chegar neste ponto, ele sabe valorizar.Esse amor sabe que tem que regar suas sementinhas todos os dias, mas já não “mela” tanto, faz sob medida, faz sem desejar maiores impactos, demonstra somente o real e não faz floreio pra conquistar.Esse amor já tem força, sabe proteger,sabe cuidar,sabe se entregar e já não espera nada em troca, esse amor não cobra.

O amor maduro não é totalmente diferente de tempos atrás, só cresceu, aprendeu e sabe que muitos erros podem ser evitados, que a convivência não é fácil,que todos tem suas diferenças e defeitos.Esse amor não é tão inconseqüente, as vezes parece frio, mas é que está seguro.As vezes, esse amor é incompreendido, não faz mais festa, não diz muitos elogios, não fiscaliza cada passo, não chora nas discussões, não diz que morrerá por amor, permanece calado,mudo.

O amor maduro parece sem pulso, sem vida. Parece morto!
Mas é que o amor maduro não grita, é calmo, generoso, companheiro e acima de tudo compreensivo.

Demora muito tempo todo esse amadurecimento, que vem aos poucos, vem cheio de aprendizado marcando novas fases.

Porém, engana-se quem pensa que o amor maduro não vê mais importância nas coisas, que não arde mais como nos velhos tempos, que não é amor, mas um gostar, um querer bem, um costume. Não!
O amor maduro ainda é tão altivo como no inicio, ainda arde e muito, ainda deseja aquele outro ser pela eternidade, ainda tem vontade de ser romântico. É que o amor maduro aprendeu a se bastar, a não pedir em troca, ele só é maduro e sabido e de tão sábio aprendeu que o amor sempre será amor, hoje, amanhã e sempre.

Luminoso, sem ofuscar.
Suave, mas definido.
Discreto, mas certo.

Esse é o amor maduro!