domingo, 31 de outubro de 2010

Porque sou apaixonada por palavras?

Os livros me ensinaram muito do que sei, muitos deles são fatos não reais, boas, muito boas verdades inventadas, que somaram as minhas experiências, as minhas opiniões, os meus sonhos. Muito do que sou são palavras perdidas que podem pra muitos não ter nexo, mas para tantos outros grande sentido, sou uma apaixonada por livros, uma amante das palavras, e minha única doença é a síndrome do escrever-ler.

A magia que uma história pode fazer com uma pessoa é incontestavelmente a experiência mais estonteante para se vivenciar.
Desde a infância têm sido meu maior delírio me perder entre as histórias, que naquela época era contada pelos meus pais antes de dormir. Tudo me encantava me levava para outros lugares imagináveis. Talvez por isso me tornei tão sonhadora...culpa dos livros.

Ninguém me deu um livro de presente, ninguém me mandou ler alguma coisa em especial, ninguém me fez apaixonada por literatura, simplesmente cresceu em mim sonhos, desejos, vontades, sentimentos maiores que o mundo real pode proporcionar e somente nos livros eu consegui e ainda consigo suprir minhas necessidades mais profundas que nem todos podem entender.

Noites e dias em que eu não tive ninguém para repartir meus medos, minhas dúvidas, meus questionamentos, meus sonhos, meus sentimentos, eu reparti com um pedaço de papel, com algumas estrofes de poesia, com algumas linhas de um bom livro. Posso dizer que muitas dessas noites a solidão foi minha melhor amiga

Talvez para uma menina solitária como eu, que cresceu sem muitos amigos, que às vezes se sente tão só, tão mau compreendida, ler e escrever sejam a maior, a mais, a melhor coisa que se possa fazer.

Me completa, me aquece, me traz respostas, me torna grande poder contar com novos sentidos todos os dias, novos saberes, novas respostas que muitas vezes encontro num ou outro livro, mas em sua maioria, encontro dentro de mim, e só aqueles que encontram tempo para si sabe muito bem do que falo.
Ler é renascer o tempo todo em cada palavra,cada pontuação.Pode ser muito clichê tudo isso, mas para aqueles que se permitem um minuto para si, um minuto bem gasto com um bom livro de algum tema que lhe interesse, sai muito mais leve depois do descanso do corpo aliado ao preenchimento das lacunas do conhecimento, que se preenchem a cada uma ou outra página que se virá, ou a cada traço da caneta em suas mãos.

Tudo isso me completa e torço que complete muitas e muitas pessoas, e que elas encontre na literatura companhia, conhecimento e sabedoria para viver no mundo real com as facilidades, complexidades,aventuras, alegrias, e voltas por cima que uma boa escrita pode nos oferecer.

Clarice Lispector (minha diva), disse: Eu quero uma verdade inventada.

Eu digo: Vivo uma verdade inventada, que se completa em palavras escritas por outros punhos, mas às vezes se fragmentam na minha mão...

Viva a boa literatura, e a liberdade de expressão!

Um comentário:

  1. Perfeito!!

    "Só quem embala no peito
    Dores amargas secretas
    É que em noites de luar
    Pode entender os poetas...."

    Florbela Spanca

    Um beijo no tru coração!!

    Btse

    ResponderExcluir